terça-feira, 23 de março de 2010

Arte gótica

O conceito da beleza lúgubre e decadente explorado pelo goticismo, não é compreendido, nem aceito pelos outros segmentos que exploram a estilística superficial. Ao observarmos a palidez lânguida e soturna de uma figura feminina, com sua ousadia e ingenuidade intrínseca, perceberemos que estes fatores do estilo vão além da compreensão comum.


É assim nos cemitérios. Uma lápide abandonada e corroída pela ação do tempo, ou as esculturas sacras que adornam os túmulos exalam uma melancolia intensa. A face e o semblante triste das imagens angelicais combinam-se com a paisagem decadente, e propiciam um cenário dotado de uma beleza casta e sã, absorvida apenas por aqueles de essência melancólica e intimista.


A arquitetura gótica é a primeira manifestação estética deste universo sombrio. Suas ramificações originaram-se nas ogivas, arcos e esculturas verticalizadas das catedrais góticas, características principais desta arquitetura. Porém, como em toda manifestação do goticismo, a expressão está presente também em cenas comuns da vida. Neste caso, o fator diferencial é a sensibilidade gótica.


Não é possível encontrar uma definição estética ou visual sobre o goticismo. Isto porque, suas manifestações não se apegam a bases pré-estabelecidas. Mas podemos definir alguns tópicos comuns que estão presentes na literatura, na música, etc.


Também conhecida como "Idade das Trevas", a Idade Média é um cenário riquíssimo para a proliferação da cultura gótica. Muitos contos e poesias contemporâneas têm como atmosfera as aldeias, castelos e campos medievais. O misticismo dos rituais pagãos, a fortíssima influência religiosa, e o conflito do ego humano compõem uma base da estética gótica. Dessa forma, podemos sintetizar o estilo na densa neblina que envolvia a Idade Média. Porém, este conceito está ligado a um ponto de vista excessivamente romântico.


A cor negra, que na sociedade simboliza o luto, é predominante em toda a cultura. Mas a relação do gótico com a morte não é a mesma que das outras pessoas. Os ambientes tendem aos tons escuros e as artes plásticas possuem influência nítida do surrealismo.


Também é muito comum encontrarmos em pinturas ou esculturas góticas um forte teor de erotismo. Porém, o sexo raramente é o ponto principal da obra. O destaque maior é dado para a sensualidade, sendo que as obras apenas sugerem o sexo.


Num aspecto geral, a estética do goticismo se conjuga com outras manifestações da cultura e reflete uma pequena parte de um universo obscuro. Não há uma definição específica, mas a combinação de certos elementos compõe uma paisagem impregnada de lirismo, captada por poucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário