terça-feira, 21 de setembro de 2010

STOP MOTION COMO EFEITO ESPECIAL

Muitas pessoas fizeram - e fazem até hoje - filmes extraordinários usando a técnica de Stop Motion. Essa técnica foi muito usada também nos filmes em que monstros e outras personagens fantásticas contracenam com atores de verdade. Bonecos feitos com muita arte e com engenhosos mecanismos de movimento eram filmados quadro a quadro. Em seguida a animação era composta sobre o filme no qual as imagens dos atores de verdade estavam gravadas.
Assim foi feito o primeiro filme de "King Kong", em 1933 por Willis O'Brien (1886-1962). O pai, a mãe, o avô dos efeitos especiais no cinema, o mais glorioso e lendário pioneiro. Toda evolução técnica - incluindo, a partir dos anos 80, os revolucionários efeitos digitais da Industrial Light and Magic de George Lucas - deve ser creditada à inventividade de Willis O'Brien. Nascido em Oackland na Califórnia, começou aos vinte anos, em 1906, a fazer desenhos para o "Daily News" de São Francisco. Aos poucos foi desenvolvendo e apurando a sua peculiar técnica de animação e, em 1918, estreou "The Ghost of Slumber Mountain", onde o cinema assistiu pela primeira vez à invasão de monstros pré-históricos vindos de outras eras para atacar a espécie humana. Em 1933 foi o ano de "King Kong. Aquele gorila imenso que a gente vê na tela contracenando com minúsculos atores apavorados era, na verdade, um boneco pequeno e inofensivo, que ganhava vida e tamanho por meio das técnicas de Stop Motion. Naquela época, usar Stop Motion para animar bonecos ainda era uma novidade. Ganhou finalmente um Oscar de efeitos especiais em outro filme que tinha como astro um macaco gigante, "Mighty Joe Young" (1949). Entre os muitos filmes que fez alguns se destacam pela maestria de seus efeitos:
· "Monster of the Past" (O Monstro do Passado) - Willis O'Brien EUA/1923 / tons de sépia e verde - Documentário sobre o mundo de dez milhões de anos atrás quando os répteis gigantes dominavam a Terra.
· "Prehistoric Poultry" (Aves Pré-Históricas) - Willis O'Brien EUA/1917/ P&B / Black & White - A bem-humorada história do Dinirnis, o mais antigo ancestral da moderna galinha. · "R.F.D 10.000 B.C." - Willis O'Brien EUA/ 1917 / P&B / Black &White - As aventuras e agruras do serviço de correios pré-histórico.
· "The Dinosaur and the Missing Link" (O Dinossauro e o Elo Perdido) - Willis O'Brien EUA/1915-1917 / P&B / Black & White - Primeiro filme de O'Brien no qual o diretor cria os primeiros personagens de animação equipados com esqueleto de metal. Wild Willie, o elo perdido, é o terror dos campos.
O americano Ray Harryhausen (1920) tinha apenas treze anos quando viu King Kong pela primeira vez. Ficou tão impressionado que procurou Willis O'Brien e aprendeu a fazer bonecos e filmes usando Stop Motion. Ele trabalhou também na série "Puppetoons" de George Pal. Ele estava em busca de novos desafios, e por isso trabalhou com os grandes animadores de sua época. Acabou por se tornar o grande mestre dessa arte e com ela criou cenas para filmes inesquecíveis, como "Jasão e os Argonautas" de 1963, "A Sétima Viagem de Simbad" de 1958, "A Fúria de Titãs" de 1981, entre muitos outros.Sua técnica única e expressiva contribuiu para a animação Stop Motion e inspirou toda uma geração de animadores e artistas de efeitos especiais.
George Lucas (1944) que na juventude era considerado um péssimo estudante, é atualmente um dos grandes nomes do entretenimento, um visionário e um grande homem de negócios. Ele começou sua carreira criando efeitos especiais para filmes "live-action", efeitos criados com a técnica Stop Motion. Ele foi o grande responsável pela mudança da indústria do cinema, tal como nós a conhecemos hoje. No início de sua carreira fez filmes em Stop Motion e atualmente ele utiliza efeitos criados no computador. É o que chamamos de Computação Gráfica, a evolução tecnológica do Stop Motion. Ele era um fanático por quadrinhos e depois que decidiu seguir carreira no cinema se tornou um excelente estudante entrando para a "University of Southern California". Anos depois ele começou a produzir "Star Wars, episódio 4" de 1977. Devido aos gigantescos desafios que a produção do filme exigia (por necessitar de efeitos que nunca foram utilizados antes), ele resolveu criar a Industrial Light and Magic, uma casa de efeitos especiais e um grande laboratório no qual todas as novas tecnologias eram estudadas e criadas, na tentativa de encontrar soluções para os problemas na produção do filme, desde som, edição e efeitos tudo foi reinventado. A pesquisa realizada e o envolvimento pessoal de Lucas foram fatores decisivos para que seus filmes se tornassem um grande sucesso e referência no mundo todo, além das grandes inovações tecnológicas que ele propiciou.
Phil Tippet (1951) aos 7 anos viu "The Seventh Voyage of Sinbad" e ficou impressionado com os efeitos criados por Harryhausen. Foi então que ele se apaixonou pela arte do Stop Motion. Na juventude experimentou várias técnicas e chegou a fazer filmes para a televisão. Foi contratado pela ILM (Industrial Light and Magic), de George Lucas para trabalhar na produção de Star Wars. Devido à sua incrível contribuição no "Retorno de Jedi", Phil recebeu o prêmio da Academia. Ele foi o animador do filme "Dragonslayer" de 1980 quando aperfeiçoou o sistema Go-motion. O Go-motion é uma técnica que utiliza recursos de computador para animar bonecos em movimento, com característica realísticas, como um verdadeiro ser humano. Quando vemos um filme live-action quadro-a-quadro, as pessoas que estão em movimento aparecem desfocadas, já na animação Stop Motion, ao ser vista quadro-a-quadro conseguimos ver com clareza todos os movimentos do boneco. Por isso quando se mistura live-action e animação Stop Motion o resultado fica artificial. Devido a este problema foi desenvolvido o Go-motion. Ele tem a vantagem da repetição, porque o computador memoriza e incrementa os movimentos dos bonecos e consegue reproduzí-lo exatamente como os de um ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário