terça-feira, 21 de setembro de 2010

Stop Motion

Stop motion (do inglês que significa movimento parado) é uma técnica de animação fotograma a fotograma (ou quadro a quadro) com recurso a uma máquina de filmar, máquina fotográfica ou por computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, dentro dos mais comuns, estão a massa de modelar, ou especificamente massinha (em Portugal, plasticina). Muitos contêm sistema de juntas mecânico, com mecanismos de articulações muito complexos. No cinema o material utilizado tem que ser mais resistente e maleável, visto que os modelos têm que durar meses, pois para cada segundo de filme são necessárias aproximadamente 24 quadros (frames).

Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Estes quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nesta fase podem ser acrescentados efeitos sonoros como fala ou música. Um dos muitos filmes feito com a técnica de stop motion foi O Estranho Mundo de Jack (1993), de Tim Burton. Outros como A Fuga das Galinhas, A Noiva Cadáver, Wallace e Gromit, Coraline e o Mundo Secreto, O Fantastico Sr. Raposo (2009), de Wes Anderson, são exemplos de filmes em stop motion. São várias as vertentes do cinema criado com esta ideologia, majoritariamente trabalhos de animação, pelo o que os trabalhos ficam com um toque característico distinto.

Atualmente no Brasil a produtora Animaking esta produzindo um longa metragem na técnica stop motion chamado Minhocas, onde o Brasil será o primeiro país da América Latina a produzir em tal técnica.

Portugal também tem algumas animações em stop motion ou o vedadeiro "boneco animado", sendo a mais relevante nestes últimos temos a galardoada curta A Suspeita de José Miguel Ribeiro.
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Stop Motion é a técnica de animação na qual o animador trabalha fotografando objetos, fotograma por fotograma, ou seja, quadro a quadro. Entre um fotograma e outro, o animador muda um pouco a posição dos objetos. Quando o filme é projetado a 24 fotogramas por segundo, temos a ilusão de que os objetos estão se movimentando.Essa ilusão de movimento é devida à Persistência Retiniana. Quando a retina dos seus olhos está excitada pela luz ela envia impulsos para o cérebro, que por sua vez, são interpretados como imagem pelo córtex cerebral. As células da retina continuam a enviar impulsos mesmo depois da luz ser removida. Isso continua por algumas frações de segundos até as células da retina voltarem ao normal. Enquanto isso, o cérebro continua a receber estímulos da retina, e estes impulsos permanecem como uma imagem vinda da fonte luminosa, caracterizando assim o fenômeno da Persistência Retiniana. Por isso, se nesse intervalo de permanência da imagem nós sobrepusermos uma nova figura, tem-se a ilusão de movimento.Aproveitando-se dessa ilusão, foram criadas as mais diversas técnicas para se fazer um filme de animação. Só na animação Stop Motion, já foram criadas animações com recortes, com bonecos, massinha, arame, objetos, etc.
George Mélies (1861-1938) era um grande mágico ilusionista francês que viu no cinema uma extensão natural de sua arte, que possibilitaria resultados incríveis às suas transformações, metamorfoses e misteriosos truques de desaparecimento. As bases para seus fantásticos filmes eram contos de fadas, contos populares e as sagas de ficção científica de Júlio Verne. O Stop Action ou Stop Motion possibilitou a Meliés criar incríveis ilusões como foi feito, por exemplo, em uma de suas obras-primas "Viagem à Lua" de 1902. Ele foi o primeiro a criar efeitos e truques incríveis em seus filmes. Ele já usava o processo primordial da animação em Stop Motion: filmava uma imagem, parava a câmera, alterava a imagem, filmava novamente, parava a câmera e alterava de novo a imagem.
Aproveitando a popularidade dos cartuns e das histórias em quadrinhos, por volta de 1897 nos Estados Unidos, um cartunista de origem inglesa chamado James Stuart Blackton, considerado o pai do cinema de animação americano, fundou um estúdio, junto com um mágico e um ilusionista, Albert E. Smith e Ronald A. Reader. Ali pretendiam fazer filmes com talento e criatividade. O estúdio Vitagraph acabou se tornando um dos mais importantes da época. Os três artistas desenvolveram também algumas técnicas de animação.Blackton foi o que mais experimentou nessa área. Um de seus filmes mais famosos foi "O Hotel Mal-assombrado" de 1906. Nesse filme (live-action) o público podia ver, pela primeira vez, uma faca fantasma se movendo sozinha, cortando, macabramente, um pão em fatias... e muitas outras coisas do tipo.O filme fez um sucesso imenso. As pessoas ficaram curiosíssimas, não conseguiam descobrir como as artistas tinham feito tudo aquilo. Muito simples: os objetos foram filmados em vários fotogramas, mas com um detalhe: entre um fotograma e outro, os artistas mudavam um pouco as posições dos objetos. Quando o filme era exibido, tinha-se a impressão de que eles estavam se movendo sozinhos. Essa técnica ficou conhecida como Stop Motion; por meio dela, objetos imóveis são usados para criar a ilusão de movimento.
Por volta de 1905, paralelamente às descobertas de Blackton nos Estados Unidos, um espanhol chamado Segundo de Chomón realizava experiências em animação e lançava uma de suas mais famosas obras usando recursos de Stop Motion, "El Hotel Eléctrico". Chomón foi convidado a trabalhar em Paris com os irmãos Pathé, que desejavam competir com Meliés no terreno da fantasia. O filme de Chomón era parecido com o de Blackton, mas os defensores deste animador espanhol atribuem a ele o título de pai da animação, já que seu filme foi feito primeiro que o de Blackton, e de suas inúmeras contribuições ao cinema, desde o primeiro "morphing" em seu filme "La licuefacción de los cuerpos duros", de 1909 até uma obra extensa e repleta de criatividade.
disputa por quem fez o primeiro filme Stop Motion é acirrada. Outro animador a quem se atribui as primeiras experiências em Stop-Motion é o inglês Arthur Melbourne Cooper. Ele realizou em 1906 "Noah´s Ark" e em 1908 "Dreams of Toyland". Esse segundo contava a estória de brinquedos que ganhavam vida enquanto as crianças dormiam, o que se tornou um tema recorrente na animação. Mas a técnica de filmar ao ar livre de Cooper produzia um estranho efeito em Stop Motion devido ao movimento de rotação da Terra, produzindo estranhas sombras saltadas. É atribuído a Cooper o uso, pela primeira vez, da animação em propaganda.Enquanto isso, em outro filme, os rapazes da Vitagraph criaram uma batalha de navios, conseguindo efeitos incríveis com miniaturas de barcos de papel, um cenário com água de verdade, fumaça de cigarros e pipoco de pólvora. Foi a primeira vez que alguém usou efeitos especiais em animação de miniaturas.
Émile Cohl, nasceu em Paris (1857-1938). Ele fazia um pouco de tudo: era bom em caricatura, fotografia, pintura, poesia, escrevia comédias e, ainda por cima era louco por todo tipo de truques e mágicas. Pois Émile Cohl foi assistir a "O Hotel Mal-Assombrado", de Blackton, e ficou curioso, tentando descobrir como todos aqueles truques tinham sido feitos.Algum tempo depois (1908), realizou seu primeiro filme, que se chamou "Fantasmagorie". O filme era parecido com o de Blackton, mas tinha muito mais desenhos. No filme de Émile Cohl, a história era contada por meio de desenhos que se moviam na tela, e não de truques feitos com objetos reais. Depois desse primeiro filme ele realizou mais de 250 filmes de animação, nos quais experimentou de tudo: Stop Motion, efeitos especiais e até mesmo desenhar na película.
Neste período o Leste Europeu começou a se destacar na arte da animação, especialmente na animação em Stop Motion, deixando um legado de grandes mestres nesta técnica.Brinquedos animados e bonecos são figuras recorrentes nos filmes do pioneiro em animação de bonecos do Leste Europeu, Ladislaw Starevicz (1882-1965). Starevicz era um excelente fotógrafo e um amante de entomologia, por isso resolveu adotar a técnica de Stop-Motion para mostrar o comportamento dos insetos. Suas primeiras animações foram com besouros e um de seus primeiros filmes "The Beautiful Leukanida" de 1910 foi um sucesso. O efeito foi tão surpreendente e a princípio inexplicável, que alguns jornalistas ingleses disseram que Starevicz filmara insetos vivos, treinados habilmente por um cientista russo. Algum tempo e muitos filmes depois, Starevicz reconheceu que seus personagens insetos eram limitados e começou a fazer filmes com bonecos, como "Town rat and Country Rat" de 1926, entre outros.
Starewicz inventou o filme de animação 3-D de movimentos interruptos (filme de bonecos) em 1910 e continuou produzindo com esta técnica mesmo depois de se aposentar em 1959 e até morrer, em 1965. Embora dirigidos emocionalmente para o público infantil, seus filmes seriam considerados "estranhos" hoje, devido às personagens e situações muitas vezes grotescas ... mas sem esquecer que o "infantil" do início do século XX era muito mais intenso do que se produz para crianças hoje em dia! Seu bonecos incluem bichos minimamente antropomórficos e bastante realísticos, tais como sapos e insetos, ursos e coelhos ou brinquedos e hortaliças demoníacas. A maioria dos seus filmes fascinantes tem duração de menos de 15 minutos e é tecnicamente impressionante, mesmo à luz dos padrões atuais. Pouca ou nenhuma fiação é visível nas cenas extremamente complexas, mesclando coisas como dezenas de bonecos intricados, em movimento simultâneo com folhas balançando ao vento, luzes ondulando ritmicamente, água com marolas e pessoas reais em retro-projeção. Um de seus filmes mais impressionantes é "The Mascot" - 1934. "O Mascote" é de longe o mais famoso dos filmes de Starewicz. Apareceu em diversos formatos ao longo dos anos, tendo sido veiculado freqüentemente até no programa de televisão "Night Flight" da USA, nos anos oitenta. A história gira em torno de um boneco-cachorro que ganha vida enquanto a pobre senhora que o está confeccionando costura uma lágrima dentro do seu peito. Ela tem uma filha cujo maior desejo na vida é ter "uma laranja". E como os tempos mudaram! O cachorro atravessa o inferno para pegar a laranja, lutando contra tudo quanto é demônio, bonecos e até o próprio Satanás.
George Pal nasceu (1908-1980) em uma família húngara de tradição teatral. Mas o nazismo e a conseqüente Segunda Guerra Mundial acabou por dar a Pal a oportunidade de ir para os Estados Unidos, mais especificamente Hollywood. E foi lá que Pal influenciou a indústria do cinema e moldou a imaginação de toda uma geração de cineastas. Contratado pela Paramount ele criou uma série de curtas de animação chamada "George Pal Puppetoons". Na série ele utilizava bonecos de madeira meticulosamente cavados e fotografados para criar uma animação tridimensional que nunca havia sido vista antes. Bonecos que giravam e rodopiavam num salão de baile ao som de uma valsa de Strauss. Os "Puppetoons" deram a Pal um prêmio da Academia, o primeiro dos cinco de sua carreira.George Pal será sempre lembrado como um brilhante visionário que transformou profundamente a arte dos filmes de animação. Como animador, Pal foi um pioneiro da animação Stop Motion. Nos anos 50 ele trouxe esse tipo de animação para os filmes live-action como "A Guerra dos Mundos", "A Máquina do Tempo" e "As 7 faces do Dr. Lao". A influência de Pal no cinema pode ser percebida atualmente nos trabalhos de George Lucas, Steven Spielberg e Gene Roddenberry.
A própria Disney, devido aos bons resultados conseguidos por animadores da época como George Pal, resolveu investir na animação Stop Motion. Surgiram assim dois filmes: "Noah´s Ark" de 1959 e "Symposium on Popular Songs" de 1962. Apesar de terem sido indicados ao Oscar não tiveram grande repercussão e por isso a Disney resolveu deixar a técnica de lado.
Considerado o primeiro artista internacional, o tchecoslovaco Jiri Trnka (1910-1969), deixou grandes contribuições para o Stop Motion visando uma animação universal. Ele fez a escola de Praga, que era especializada em Stop Motion. Em animação, o grande desafio é fazer com que suas criações pareçam estar agindo segundo sua própria vontade, que tenham personalidade, que tenham alma e não que estejam sendo movidos por alguém. Os bonecos de Trnka realmente possuem alma. São animados com maestria, nos encantam e emocionam. A poesia é freqüente em seu trabalho. A arte de Trnka faz com que recortes de papel ganhem vida, como no filme "The Merry Circus". Seu último filme "The Hand", é sem dúvida um de seus mais significativos filmes, representa a condição humana de lutar por sua liberdade de expressão em um regime totalitarista. Sua contribuição para o cinema de animação não tem preço.
Outro grande animador tcheco foi Jan Svankmajer, nasceu em Praga em 1934 e vive lá até hoje. Suas obras são caracterizadas pelo humor negro, representação de um mundo decadente, claustrofobia e confusão kafkiana. Como no filme de 1989 "Darkness, Light, Darkness". Jan Svankmajer é um dos grandes nomes da animação tcheca. Ele estudou na Escola de Praga, no departamento de bonecos. Fez seu primeiro filme em 1964 e durante 30 anos fez alguns dos mais memoráveis filmes de animação, influenciando cineastas e animadores desde Tim Burton aos irmãos Quay. Suas histórias são repletas de elementos surreais e macabros. Seu domínio da técnica é perfeito, seja ela argila, massinha ou criação de objetos e bonecos.
Foram muito influenciados por Svankmajer , os irmãos Quay. Stephen e Timothy Quay nasceram próximo à Philadelphia em 1947. Depois de estudar no "Philapdelphia College of Art", eles se mudaram para Londres e entraram para o "Royal College of Art" onde fizeram seu primeiro filme de animação. Depois de ganharem um prêmio pelo filme "Nocturna Artificialia" em 1980, eles fundaram o Konick Studios em Londres, juntamente com Keith Griffins, que eles conheceram no "Royal College of Art".Eles se inspiraram em animadores, compositores e escritores do Leste Europeu, o que exerceu um estranho efeito em seus filmes, cuja estética possui um ar misterioso, fragmentos poéticos, trechos de músicas, um tratamento especial da luz e suas mórbidas texturas sendo que todos esses elementos contribuem para a originalidade de suas produções. Como no filme "The Cabinet Of Jan Svankmajer" de 1984, feito em homenagem ao grande animador tcheco que tanto os influenciou. Os irmãos Quay possuem uma grande paixão por detalhes, um excelente controle da cor e das texturas e uma grande habilidade no uso da câmera. Eles são verdadeiros mestres das miniaturas, em seus pequenos sets eles criam mundos inesquecíveis, paisagens sugestivas de sonhos infantis reprimidos. Seus filmes não são restritos ao tempo, eles preferem investigar o que eles chamam de poesia das sombras em um ambiente de segredos e conspirações.
Um dos mais marcantes animadores da atualidade é Garri Bardin, de origem russa. Ele não se considera um animador convencional e sim um experimentador. Ele começou escrevendo roteiros, e decidiu fazer seus próprios filmes quando não ficou satisfeito com a interpretação e realização de seu primeiro trabalho. Em suas animações Bardin utiliza o método tradicional de animação Stop Motion, sem o uso do computador. Ele também faz curtas live-action. Ser um animador russo hoje em dia não é fácil. Nos tempos da União Soviética ele era pago regularmente, mas hoje em dia há muitos problemas em se conseguir verba para fazer os filmes. Mas mesmo assim, com o mínimo de recursos ele consegue resultados maravilhosos como no filme "The Colling Prankster" de 1987, todo feito em arame. Roteiros criativos e cheios de significado são característicos em sua obra.
Foi em 1982 que um jovem artista americano chamado Tim Burton (1958), que trabalhava na Disney, resolveu trazer à tona uma bizarra idéia: fazer um curta de terror em Stop Motion para crianças! "Vincent" conta a história de um estranho garotinho que sonha ser como o seu ídolo, o famoso artista de filmes de terror Vincent Price. O boneco criado por Burton era anguloso, de formato desconfortável, bizarro. O filme foi feito todo em preto e branco com narração do próprio Vincent Price. O filme não podia ser considerado um filme Disney. Burton seguiu carreira fazendo filmes live-action, mas uma idéia que ele tivera nos tempos que ainda trabalhava na Disney ainda o atormentava. Foi então que ele resolveu colocá-la em prática e começou a produzir o filme que hoje se tornou referência quando se fala em Stop Motion, "O Estranho Mundo de Jack"de 1993.A produção do filme "O Estranho Mundo de Jack" reuniu os melhores animadores Stop Motion da atualidade. Foi também o primeiro filme Stop Motion a ser distribuído no mundo todo. A construção dos assustadores personagens foi meticulosamente planejada para que eles realmente se parecessem com os rascunhos de Burton. Os sets eram elaborados com grotescas construções criando um mundo surreal, repleto de texturas estranhas. Foram feitos 227 bonecos, incluindo vampiros, fantasmas, lobisomens, múmias e muito mais. Muitos deles com várias cabeças ou faces para serem substituídas durante o processo de animação, que foram muito bem executados, numa sofisticada versão dos métodos usados anos antes por George Pal.
"O Estranho Mundo de Jack" foi dirigido pelo talentoso animador Henry Sellick, que logo após o estrondoso sucesso do filme foi convidado pela Disney a fazer "James e o Pêssego Gigante" de 1996, uma história baseada no livro infantil de mesmo nome de Roald Dahl. Apesar da boa história e personagens originais o filme não fez o mesmo sucesso.
O Studio Aardman foi fundado por Peter Lord e David Sproxton há mais de 20 anos atrás. Seus primeiros filmes foram criados na mesa da cozinha com modelos de massinha e pouco equipamento. Eles consideravam a animação um hobby e experimentaram muitas coisas desde a adolescência. Devido ao pai de David trabalhar na BBC e possuir uma câmera eles começaram a criar seus próprios filmes desde muito cedo. Alguns de seus filmes foram comprados pela BBC para serem mostrados em uma série de animação feita especialmente para crianças surdas. O personagem criado por eles se chamava Aardman e foi aí que começou uma história de sucessos. Pioneiros em criar filmes animados por personagens modelados, eles logo passaram a produzir curtas sofisticados, comerciais e programas para a televisão. Peter Lord recebeu duas indicações para o prêmio da Academia por seus filmes "Adam" de 1991 e "Wat´s Pig" de 1996. Lord também é o criador do Morph, o popular personagem de massinha para a BBC.
Mais tarde, quando os Estúdios Aardman se consagraram, juntou-se a eles um talentoso animador chamado Nick Park. Ele nasceu em Preston na Inglaterra em 1958. Começou a animar aos 13 anos e tem trabalhado em vários projetos desde então. Nick ganhou três prêmios da Academia por seus filmes "Creature Comforts" de 1989, "The Wrong Trousers" de 1993 e "A Close Shave" de 1995 . O Studio Aardman fez seu primeiro longa metragem "A Fuga das Galinhas" de 2000. Eles passaram 4 anos produzindo o filme e seu resultado é fantástico. O filme é dirigido por Peter Lord e Nick Park e conta a história de galinhas que estão determinadas a fugir de sua granja, que é semelhante a um campo de concentração.
Will Vinton nasceu em 1948 em McMinnville, Oregon, nos Estados Unidos. Ele estudou na Universidade da California em Berkeley e estudou arquitetura e física. Fascinado pelo design fluido das obras de Gaudi, ele começou a experimentar uma mistura de massinha e filme. Depois de se formar, Vinton entrou no mundo das produções, trabalhou como diretor, técnico de som e editor em uma variedade de projetos. Em 1975, "Closed Mondays", um filme em que ele co-criou com Bob Gardiner, ganhou o prêmio da Academia de melhor filme de animação. Algum tempo depois ele fundou o Will Vinton Studios. Trabalha em projetos para a televisão e cinema, sejam eles comerciais, programas ou filmes. Seus personagens parecem ter vida e personalidade própria. Você pode ver emoção em seus rostos e senti-la em seus movimentos. O Will Vinton Studios trabalha com animação dimensional, seja ela feita em computação gráfica ou Stop Motion.Entre alguns de seus trabalhos mais famosos estão o vídeo em que a boneca Barbie, da Mattel, ganha vida pela primeira vez em "Dance! Workout With Barbie®" e os bonecos M&M criados para a campanhas da Mars. Eles fizeram também trabalhos para alguns clipes do Michael Jackson e para a Disney, entre outros.

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